Kit Boyu TL-550

Montagem do kit led Boyu TL550

 

Olá pessoal,

Vou mostrar uma luminária de led para ser montada em 1hora, bem prático e direto. Vou postando aos poucos.

Essa luminária vai ser utilizada para um Boyu TL550 mas pode ser montada em vários outros aquários também.

Dúvidas escrevam no post, e já vou responder algumas que são comuns:

- Ela suporta bem um aquário de 50x50 corais mistos incluindo alguns SPSs mais simples.

- Foi feita com leds SOLDERLESS sem solda, iguais aos que são vendidos na Rapidled, entretanto esse não precisa de fiação com conector, basta apenas descascar o fio e enfiar dentro do conector e pronto.

- Os leds foram adquiridos na CREE LED: www.creeled.com.br

- Com todo o material na mão gastei menos de uma hora. Coloquei como uma hora em função do tempo total de cura da pasta térmica.

Para quem quiser mais algumas fotos: http://www.pinterest.com/creeled/led-cree-boyu-tl-550/

Material Utilizado:

- 06x CREE XTE Royal Blue
- 06x CREE XTE Cool White
- 01x Violeta 420nm
- 13x Lentes 80 graus
- 01x Driver 36W
- 01x Pasta Térmica Adesiva
- 01x Dissipador 30x10cm anodizado


Alguns passos simples:

1) Limpar o dissipador com álcool para tirar impurezas.

2) Posicionar os leds sem colá-los no local desejado.

3) Passa a pasta térmica adesiva em baixo do led.  Com o uso da pasta térmica adesiva não é necessário aparafusar ou outro recurso semelhante. Veja aqui: http://www.creeled.com.br/acessorios/pasta-termica-adesiva/pasta-termica-adesiva-star922

- Quanto mais pasta térmica pior. Passe somente o bastante para formar uma camada fina entre o led e o dissipador.

4) Posicione o led de volta já com a pasta térmica. Pressione bastante até que o excesso saia pelas laterais. Isso quer dizer que somente a pasta necessária ficou embaixo, ótimo!!!  Faça esse passo para todos os leds nos locais escolhidos.

Dica: posicione os conectores uns virados para os outros, será mais fácil colocar toda a fiação.

5) Espere aproximadamente 30 minutos até a secagem parcial da pasta térmica adesiva. Enquanto isso vá cortando os fios do tamanho correto para que ligue um led no outro.

6) O fio deve ser desencapado aproximadamente 4 a 5mm da extremidade, será mais que suficiente. Use fio que não seja trançado, aqueles de cobre que são mais rígidos, em torno de 0,8mm de bitola será o suficiente (ou 24 AWG, medida internacional).

7) Faça a série dos leds, ou seja, ligue o positivo do primeiro led no negativo do segundo led e assim por diante. Lembre-se: no final da série tem que sobrar necessariamente um positivo e um negativo SOMENTE. Se ficou diferente disso, refaça a ligação pois algo está errado. Confira tudo sempre duas vezes antes de ligar.

8) O fio negativo do led  "final"  deve ser ligado no negativo do driver. Assim como o lado positivo do led inicial deve ser ligado no positivo do driver. Não errar esse passo heim!?

9) Pronto, agora ligue o driver em uma tomada 110 ou 220V, você já terá a luminária funcionando. Se algo deu errado, volte aos passos anteriores cuidadosamente.

10) Com a luminária funcionando, agora é hora de pregar as lentes. Utilizo a mesma pasta térmica adesiva para as lentes, ela não corroi, aguenta bem a temperatura e é fácil de tirar se houver necessidade. Passe apenas uma pouquinho para criar o contato com o led e pronto!!!

Sua luminária está pronta pra usar.

Dicas : recomendo passar verniz transparente para alumínio para ajudar a proteger conexões e o próprio led contra o sal. Cuidado para não espirrar nas lentes ou em local não desejado.

Qualquer dúvida escrevam aqui ou envie um email: contato@creeled.com.br

Vídeozinho para facilitar:

 

         

Fotos dos leds Solderless - Sem solda: Siga o painel CREE Led Solderless :: Sem Solda de CREE LED no Pinterest.